FINALISTA DOS GOODREADS CHOICE AWARDS
MELHOR ROMANCE HISTÓRICO
Um romance comovente sobre o poder de união dos livros, inspirado na história verdadeira da biblioteca clandestina de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial.
Zofia, em momentos difÃceis, sempre encontrou conforto em duas coisas: nos livros e na sua melhor amiga, Janina. Contudo, nada a preparou para os horrores da ocupação nazi em Varsóvia. Enquanto caem bombas sobre a cidade e as forças de Hitler a saqueiam e destroem, Zofia descobre que também os livros precisam de ser salvos.
As duas amigas nunca abandonam o amor que partilham pela leitura, nem quando Janina é levada pelos nazis para um gueto judeu. E com o crescente número de mortes e a perseguição a intensificar-se, Zofia parte para a ação, procurando resgatar Janina, assim como todos os livros que conseguir recuperar dos destroços, escondendo-os e fundando um clube de leitura clandestino.
No entanto, quanto mais se aproxima a libertação de Varsóvia, mais perigosa se torna a vida das mulheres e suas famÃlias - e a fuga pode não estar ao alcance de todos. Enquanto a destruição grassa em seu redor, Zofia tem de lutar para salvar a amiga e preservar a sua cultura e comunidade, usando a única arma que lhe resta - a literatura.
Os elogios da crÃtica:
«Madeline Martin escreveu um romance que é simultaneamente desolador e oportuno. De leitura obrigatória.»
Historical Novel Society